Métodos

Quais os fundamentos e teorias por trás das práticas?

Psicologia positiva

A partir dos anos 2000, começou-se a desenhar dentro da psicologia um movimento que vira os holofotes para o que torna as pessoas mais saudáveis emocionalmente e mais felizes, em complemento à psicologia tradicional que se desenvolveu desde sempre com enfoque nas doenças, distúrbios e patologias da mente. Ou seja, através de técnicas, metodologias e ferramentas para desenvolver forças, virtudes, propósito, as pessoas tornam-se mais fortes emocional e psicologicamente, contribuindo para uma sociedade mais saudável e equilibrada. 

Quais são os fatores que devem ser trabalhados para o Desenvolvimento Humano Positivo?

Segundo Martin Seligman, o chamado pai da Psicologia Positiva, são cinco:

  • Emoções positivas
  • Engajamento
  • Relacionamentos e conexões sociais
  • Significado e propósito
  • Realização 

Essas coisas estão altamente envolvidas nos 40% de escolhas sobre as quais temos controle para elevar nossa felicidade, e é especialmente sobre elas que vim me especializando ao longo dos últimos anos para poder ajudar você a otimizá-las. 

Liderança e Liderança Autêntica

Diversas correntes de Liderança foram estudadas ao longo dos dois últimos séculos. As características essenciais do líder passaram de “dons naturais” ou “traços de personalidade” para comportamentos que podem e devem ser aprendidos, desenvolvidos e treinados

Uma das últimas correntes que vem sendo desenvolvida (com a qual eu me identifico enormemente) é a Liderança Autêntica. 

O líder autêntico possibilita que seus liderados sejam também mais autênticos, o que reflete na qualidade do ambiente, na satisfação, felicidade e saúde das pessoas envolvidas. 

Os quatro componentes da liderança autêntica são:

  • Auto-consciência ou autoconhecimento
  • Processos autorregulatórios guiados por padrões morais internos
  • Habilidade de analisar as informações de forma objetiva e explorar opiniões de outras pessoas antes de tomar decisões
  • Transparência relacional

Ou seja, basicamente os componentes da própria autenticidade, voltados à liderança.

O líder autêntico tem propósito, paixão, conexão, valores, coerência, compaixão e auto-disciplina. Suas características são altamente relacionadas com as do Capital Psicológico Positivo. 

Capital Psicológico Positivo e Comportamento Organizacional Positivo

O conceito de Capital Psicológico Positivo veio como complemento da Psicologia Positiva para ser aplicado nas organizações. Pode ser definido como estado psicológico positivo para o desenvolvimento humano e esse estado é composto por quatro elementos:

  • Esperança
  • Eficácia
  • Resiliência
  • Otimismo.

Assim como a autenticidade, um elevado Capital Psicológico está relacionado à redução do absenteísmo, aumento de retenção e satisfação com o trabalho, maior comprometimento, comportamentos mais éticos nas organizações… tudo isso porque torna o indivíduo mais equilibrado, mais saudável, com mais autonomia sobre a própria vida. Todos ganham com isso. 

Naam Yoga (Meditação, Yoga, Respiração, Direcionamento da Mente, Mindfulness)

Estudo e pratico yoga desde 1998. Tenho formação como instrutora de Naam Yoga, que une ensinamentos de meditação, posturas, respiração, movimento, direcionamento da mente e mindfulness

Acredito que corpo e mente precisam funcionar juntos para nos tornarmos mais saudáveis e felizes. Tanto a disposição e vitalidade física quanto o equilíbrio emocional estão no centro dos estudos de felicidade, satisfação com a vida e Psicologia Positiva. 

O equilíbrio emocional está no centro também dos conceitos de Autenticidade, Liderança Autêntica, PsyCap, Comportamento Organizacional Positivo. 

As ferramentas contidas na Naam Yoga, com algumas delas testadas inclusive cientificamente, são de grande valia para quem deseja e precisa trabalhar saúde, vitalidade, equilíbrio e consciência – e podem ou não ser usadas em conjunto com as outras ferramentas ou isoladamente, a depender da necessidade de cada cliente.