38 Comments

  1. Fer Niero
    10 de março de 2014 @ 16:39

    Helô, melhor post de todos os tempos!!!
    É exatamente assim que me sinto, odiei ficar careca, usei perucas…não assumi os lenços, e sabe que eu ouvia? Não se preocupe, o seu rosto é lindo, kkkkkk e algumas pessoas me dizem que meu cabelo, que sempre foi liso e lindo, ia nascer branco e enrolado!!!! Lá ia eu chorar… e também tinha e tenho pavor de ouvir quem tinha morrido de câncer ou tido recidiva, mas as pessoas contam!!! Não sei porque kkkkk acho que sai sem querer mas eu tb NÃO quero saber! Sobre filhos então, parece que o problema é a nossa falta de fé ( ?????) , pois todo mundo conhece alguém que passou por quimo e engravidou, só eu que não né??? Sexo então é quase impossível, mesmo para jovens como nós, mas depois volta ao normal , ufa… e claro que sou mega agradecida e aprendi a amar a minha vida, desabafar, e não sofrer a toa, mas tb acho que uma pessoa que nunca teve o trauma do câncer, teve seus filhos sem problemas tb deveria ser grata como nós! Pena que a gente se viu tão rapidinho… espero que seu cabelo cresça muuuuuito! Love U

    Reply

  2. Victoria
    10 de março de 2014 @ 16:56

    Helo,
    Olha que eu nao tenho paciencia para ler, mais como eu rezei mto para dar tudo certo com vc, pois vc eh mto querida, criei coragem para ler e adorei ate me emocionei!!
    Normalmente eu nao fico mandando esses ‘respostas’ pra vc pois pd atrapalhar! Mais dessa vez eu descidi escrever! Voce eh mto forte, tem um marido que sempre te ajuda, eh mto querida,, bonita, carinhosa, LINDA! e posso ser cincera? eu amo sei cabelo de hoje! acho ele lindo! combino mto com vc! ❤️
    Entao linda forças para continuar do jeito que vc esta que vc esta otima!! limda e tudo mais… Um super beijo aguardo sua resposta!

    Reply

  3. andrea guelheri
    10 de março de 2014 @ 16:57

    Acabei de compartilhar no meu facebook…. perfeito!!!!!!! grande beijo!

    Reply

  4. joielle
    10 de março de 2014 @ 17:17

    belo desabafo! isso sim, como expor a doença e todas suas facetas, requer coragem. parabens helo, te admiro ainda mais por isso.

    Reply

  5. Carla Carvalho
    10 de março de 2014 @ 18:12

    Post extremamente real e muito bom!!!
    Incrível como tds acham q qd temos um câncer somos piores, coitadas, pecadoras, etc e tal…q td passa, é só uma fase…sim, sabemos disso! Mas, ora, o dia-a-dia contra um câncer é chato, cansativo, incerto, impaciente..td q queremos é nossa vida o mais próximo da normalidade de volta…só isso! E, agradecer? td ser humano precisa fazer isso constantemente, aquele q não está na luta contra uma doença é q precisa ser mais grato ainda…afinal,foram poupados! enfim, santa paciência!!
    bjo grd Helô! continue com as postagens, sempre tão boas…e vc é simplesmente 10…rs

    Reply

  6. Luisa Nunes
    10 de março de 2014 @ 18:17

    Helô!!! Também me sinto assim como você descreveu no post… Meu tratamento já está quase no fim, fiz quimio, transplante de medula e agora estou só fazendo medicação de manutenção. Meu cabelo já está crescendo de novo, naquela fase começando a enrolar… Mas essa fase de recomeço está sendo difícil, pq achamos que tudo volta ao normal e não volta. Então só nos resta continuar sendo pacientes né. Paciência pro cabelo crescer, paciência pq era liso e agora ta cacheado, pq ficamos sem energia por conta do longo tempo usando quimioterapicos, etc… Além da retomada da vida profissional também, eu mesma estou cheia de dúvidas se vou continuar na área de Direito. Enfim!! Quantas mudanças né. Eu também me sinto muito grata, sem dúvida, mas só quem passa pelo que passamos é capaz de entender essa nossa angústia, para que tudo volte a ser como era antes. Sempre acompanho suas fotos no instagram, e adoro ficar vendo seu cabelinho crescer! Fico feliz, mostro pra minha mãe e minhas amigas, sempre!! Meu cabelo é bem parecido com o seu, até na cor! Estou feliz que deu tudo certo para nós e continua dando! Muito amor e fé para vc e o Marcelo!!!! Beijosss

    Reply

  7. Ana Claudia Mattos
    10 de março de 2014 @ 18:50

    Parabéns Helô. Amei o post e ver que sua fé continua muito grande . Fazemos a nossa parte e Deus faz a D’Ele.
    E voce tem feito muito bem a sua parte!
    bjssss

    Reply

  8. Sabrina
    10 de março de 2014 @ 19:07

    Olha Helô faço tratamento contra um câncer de mama e sei exatamente o que você está falando… as vezes posto foto de como meu cabelo está crescidinho e recebo estes mesmos comentários: “cabelo não importa, o que importa é estar vivo” ou se ponho que estou muito incomodada com o inchaço recebo tipo “isso vai passar, vc precisa ter fé” blá, blá, blá… tem hora que tenho vontade de mandar alguém pra algum lugar…

    Reply

  9. Danielle
    10 de março de 2014 @ 19:36

    Minha querida, as pessoas sentem necessidades, um estado interno de insatisfação causado pela falta de algo necessário ao seu bem-estar. E muitas vezes buscam, ou se espelham em pessoas para preencher esta falta, ou nortear suas próprias necessidades. Porém esquecem que você também é um ser humano suscetível a erros e acertos. Elas esperam de você, por ser uma pública, formadora de opiniões… apenas perfeição, perfeição de corpo e alma. Algo humanamente impossível.
    Em nossas vidas, todos, sem exceção, passarão pelas estações espirituais. Cada estação espiritual produz em nós os frutos apropriados. Mas não importa em que estação espiritual estamos. Os problemas surgem quando uma pessoa não consegue identificar a estação espiritual que está vivendo e busca no outro a resposta, a certeza, a direção… sendo que, a questão é individual, pois cada um vive a “sua estação”.
    Ps: que estação vem depois do terrível e temido inverno??? A primavera, a estação onde experimentamos a prosperidade. Abrace-a.
    Amo seu blog, te admiro e te acho uma guerreira vitoriosa.

    Reply

  10. Lucas Andoon
    10 de março de 2014 @ 19:52

    Heloísa,
    Você fez ium excelente desabafo! É isso aí. Passei pelo linfoma e ainda passo por comentários parecidos e isso realmente incomoda. Valeu por mais uma vez representar quem passou por isso com seus textos.

    Reply

  11. lucinete carniel
    10 de março de 2014 @ 20:08

    nossa..disse tudo que eu sempre senti…

    Reply

  12. beatriz
    10 de março de 2014 @ 20:27

    Nossa..li tudo num fôlego só … Simplesmente maravilhoso!!! Adora ler suas postagens…beijo bem especial Bia

    Reply

  13. Neusa Pinto
    10 de março de 2014 @ 20:43

    Meu amorzinho! Me desculpa por não ter tido a sensibilidade necessária….quero ,de coração, não repetir esse fato com vc e com + ninguem….isto que vc escreveu me fez repenssar algumas atitudes e falas……obrigada por,+ uma vez ,me ensinar sobre a vida !Vc é D+ ! bjos <3 Amo vcs !

    Reply

  14. Rafaela
    10 de março de 2014 @ 22:03

    Perfeito!!! Voce falou tudo … Palavras que,, mais uma vez, vao ajudar muita gente,
    Obg e Bjsss

    Reply

  15. Cintia A.S.Sevaux
    10 de março de 2014 @ 22:24

    Heloísa, seu texto é perfeito! e traduz exatamente como nos sentimos no pós tratamento….realmente somos mais exigidas que as pessoas que nunca passaram por essa experiência…As pessoas tentam ajudar e acabam fazendo comentários infelizes… Eu estava grávida quando descobri o nódulo na mama , e cheguei a ouvir: Que sorte que vc perdeu o bebê!! – Como assim? – Na hora a gente quer parar o mundo pra descer…. Não estou ouvindo isso!Para mim, adiar a maternidade foi mais difícil que lidar com a doença…as vezes um silêncio vale mais que certas palavras bem intencionadas…

    Reply

  16. Joelma
    11 de março de 2014 @ 00:58

    querida….Saudades muitas de vc!
    só quem passa por um problema assim….sabe a transformação que ele faz por dentro ( no meu caso) e por fora ( no seu e no de mtos)….e na maioria das vezes nos dois lados.Mas….o engraçado. …ou….ou triste…É q mtas pessoas mudam pra pior! incrível ….mas isso acontece! nossos traumas….caminharão conosco pra sempre. …cada um sente de uma forma….o certo é q jamais seremos quem fomos….e concordo absolutamente com tudo o q vc disse! Cada um sabe a dor e a beleza de ser o que é!!! Adoro vc minha flor!! Doce…azeda….calma….nervosa…de qualquer jeito!!! bjinhossss e tudo de maravilhoso que a vida puder te dar….eu te desejo!

    Reply

  17. Lauriéli
    11 de março de 2014 @ 02:21

    Amei! Eu também me sinto assim, mas fico sem graça de dizer. Fico triste quando falam que meus cabelos estão ótimos assim (curtíssimos) e que daqui alguns dias estarão enormes. Não, não estarão, terei que esperar anos pra ele chegar ao comprimento que eu gosto, que eu tinha antes de perdê-los, eles ainda tem menos de 3 cm, 4 meses após o término das quimios. E dizer que cabelos crescem rápido? Dá vontade de responder: Ah é, então raspe o seu! Quanto à ter filhos, não dou liberdade para ninguém falar sobre isso comigo, até hoje ninguém falou e se falar eu desconverso, eu quero ter filhos, se não conseguir, deixa que eu sofro depois. Isso só diz respeito a nós dois (eu e marido). Amei seu desabafo! rsrs

    Reply

  18. Leticia Orlandini Ehlers
    11 de março de 2014 @ 14:29

    Ola Heloisa, desde o inicio do meu tratamento, contra um CA de mama, seu blog vem me dando muito apoio, inclusive sobre como me preparar para os efeitos fisicos e emocionais desta dura jornada! Mais uma vez me senti amparada ao ler este post, obrigada querida!

    Reply

  19. Maria Ines Caputi
    11 de março de 2014 @ 15:25

    Heloisa realmente só quem passou (passamos) por isso entende, ouvi as mesmas coisas depois do meu tratamento, a única coisa que eu aceitava era “eu tive uma segunda chance” .Eu já tinha filhos, o meu cabelo n caiu, meu marido foi compreensivo mas me restou uma cicatriz de 120 pontos p me lembrar todos os dias e outros efeitos colaterais durante anos……paciência querida mais um pouco de paciência…….. o desabafo foi muito bom. Beijos.

    Reply

  20. marina
    11 de março de 2014 @ 23:41

    helo querida-
    (comeco flando que se meu comentario aqui te irritar de qualquer forma me perdoa e apaga… e pode me xingar 🙂 vou me meter um pouquinho mas espero que para o bem).
    nao tive cancer e te conheco pouco mas queria escrever hoje aqui que te admiro muito e acho sua postura demais! tem que falar mesmo! e pode reclamar MUITO! não sempre e nem mais do que se sentir abencoada mas reclamar faz parte da vida de todos que estao vivos…. e voce mais que nos (sim, com certeza esta mais consciente da vida do que nos que nunca passamos por uma pancada assim e que “take life for granted”)esta viva e pode reclamar!
    eu nunca fiquei doente mas posso te dizer que sei o quanto mudancas de cabelo afetam a nossa autoestima e podem nos irritar profundamente… se estiver ligado com saude entao… nem imagino o que vc quer que eles crescam desesperadamente e aproveito para falar que a maior benção aqui é que você é de capotar de linda! claro que você se prefere com cabelo mas de fora quem não tem nada a ver com a doença pode ate achar exagero porque você é tão bela que para terceiros parece desencessario.( sei que não é…. estou só falando que sua beleza até mesmo de lenço é tão prominente que parece que não ta faltando nada alí. então pode reclamar mas aceite o elogio que você é linda!!! as sobrancelhas então…. queria igual )
    queria tambem aproveitar para te sujerir conhecer o insta @macymakesmyday e o blog http://th3luckyfew.blogspot.com.br/
    nao sei se você vai conseguir engravidar e espero de todo coração que você consiga ser mãe do jeito que você sempre sonhou e talvez vc ache inapropriado este blog que indiquei pq é sobre as experiencias de uma mamãe. mas se vc estiver aberta a ler textos maravilhosos e inspiradores sobre a vida e a maternidade de uma forma diferente da uma fuçada (alem de tudo os textos são longos e ricos e não tem uma frequencia exata- identifico muito com seu blog). é de uma mãe maravilhosa que acabou de “ter” (não nasceu da barriga dela mas como ela descreve é tão incrivel que é quase como se fosse) seu terceiro filho. O fato que todos são adotados é secundario ao fato de 2 deles serem especiais. a Heather é inspiração para minha vida (eu n sei se vc sabe mas eu tive que operar um ovario com 15 anos e sempre soube que minhas chances de serem mae naturalmente são reduzidas e talvez por ter tido tanto tempo sabendo disso eu seja muito tranquila com o assunto, já se passaram 13 anos…)
    namaste para você! espero te encontrar denovo!
    beijos e viva a vida…. com todos seus problemas e irritações
    ma

    Reply

  21. Nana
    12 de março de 2014 @ 03:35

    Esse é seu espaço e você tem todo o direito que gostar( ou não) do que escrevem aqui.
    Apoiada!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    Reply

  22. Josie Ribeiro
    13 de março de 2014 @ 19:25

    Oi Heloísa!!! Adorei o seu post,…. Estou em tratamento de um câncer de intestino, estou na metade faltam ainda 6 sessões de quimioterapia, tive a sorte de não perder o cabelo, mas as minhas mãos que sempre foram branquinhas estão escuras a médica me disse que é efeito da quimio…. Eu te entendo perfeitamente, tenho certeza que vou ficar boa , mas as vezes esses comentários que fulano faz quimio e não sente nada, não tem enjõo, come de tudo e não faz mal me deixa muito irritada. Vc é linda e adoro o seu blog não deixe de escrever jamais! Bjs, fica com Deus!❤️

    Reply

  23. L.F.F
    15 de março de 2014 @ 00:27

    NOSSA!ME IDENTIFICO MUITO COM VÁRIOS TRECHOS DESTE POST.ME LEMBRO PERFEITAMETE DE CADA AGULHADA Q LEVAVA,DE CADA EFEITO COLATERAL QUE ERAM MUITOS,DOS QUAIS EU NEM TINHA EXPLICAÇAO.E MAIS COMO VC DISSE,A VIDA NUNCA MAIS VOLTA A SER COMO ANTES DO CANCER,AS VEZES FICO CHATEADA E ME PERGUNTO POR QUE EU TIVE QUE PASSAR POR TUDO ISSO.AS VEZES ME SINTO SOZINHA COM A MINHA IMENSA HISTÓRIA,SINTO FALTA DA PREOCUPAÇÃO QUE MEUS FAMILIARES TINHAM COMIGO DURANTE O TRATAMETO,POIS EXATAMENTE NESSES DIAS ESTOU EM EXAMES DE CONTROLE E MUITOS DA MINHA FAMÍLIA NEM ME LIGARAM PRA SABER COMO ESTOU.ISSO ME DEIXA TRISTE…QUERIA SER COMO VC E AS OUTRAS PESSOAS QUE AO COTRÁRIO DE MIM CONTAM SUAS HISTÓRIAS E SâO RODEADAS DE PESSOAS PARA DESABAFAREM MAS EU SOU MUITO RESERVADA,NAO TIVE AJUDA PSICOLÓGICA DURANTE O TRATAMETO”AINDA VOU BUSCAR”POR ISSO QUERIA MIUTO QUE MINHA FAMÍLIA SEMPRE DEMONSTRASSEM PREOCUPAÇÃO COMIGO NAO SENDO EGOISTA É CLARO,MAS ENTENDO QUE A VIDA DA FAMÍLIA NAO GIRA SOMENTE EM TORNO DA MINHA.AH , TAMBÉM JÁ FUI MUITO IRRITADA COM CRÍTICAS DE PESSOAS EM MINHA VOLTA TTPO COMENTÁRIOS “É UMA PENA VC É TÃO NOVA E NÃO VAI PODER TER FILHOS”,ISSO ACABAVA COM A MINHA VONTADE DE CONTINUAR LUTANDO PELA VIDA,COMO JÁ MENCIONEI NAO TENHO PREPARAÇÃO PISCICOLÓGICA AINDA PRA TUDO ISSO,MAS A MAIOR PROVA DE QUE POSSO SUPERAR TUDO É A PRESENÇA DE DEUS QUE EU SENTIA TODOS OS MOMENTOS DURANTE O TRATAMENTO ME DANDO ESPERANÇA DE QUE EU IA ME CURAR E ISSO ME FAZ ACREDITAR QUE A MINHA CURA NÃO FOI EM VÃO E QUE ALGUM DIA VOU ME LIBERTAR DOS TRAUMAS DE TUDO QUE PASSEI COM BOATOS E COMETÁRIOS MALDOSOS EM RELAÇAO AO MEU CANCER,POR TER SIDO NO OVÁRIO E EU NÃO PODER ENGRAVIDAR.DESCOBRI A POUCO TEMPO SEU BLOG E ESTOU APRENDENDO MUITO COM VC.BEJOS QUE DEUS TE ILUMINE……

    Reply

  24. Marcela
    15 de março de 2014 @ 21:23

    Helô adorei os comentários irritantes!
    Como noiva de paciente e médica me irrito muito, principalmente com as histórias de pessoas que não se curaram que as pessoas (inclusive meus colegas médicos) vem me contar…tem que respirar fundo.
    Queria acrescentar um comentário irritante: as tias que vem com receitas milagrosas contra câncer!
    Obrigada por compartilhar com a gente!
    Beijos

    Reply

  25. Roberta Freire
    20 de março de 2014 @ 15:54

    Ótimo post Helô!! Você conseguiu expressar o que muitas pessoas que passaram ou passam por este problema sentem com certas reações e palavras das pessoas! Acho que falta no mínimo tentar se colocar na situação do outro para saber se agiria ou pensaria mesmo de tal forma! Você não foi ranzinza, revoltada, nada disso… Estou em tratamento e me identifiquei demais com o que você falou e acho que no mínimo temos SIM o direito de desabafar, dizer o que não nos agrada, de não aceitar ouvir certas coisas, afinal o que precisamos é manter a auto estima, fé e falar de coisas positivas! Bjo

    Reply

  26. Renata
    26 de março de 2014 @ 18:53

    Adorei seu post. Perfeito contra a insensibilidade alheia. Depois que tivemos câncer vem um monte de gente contar casos de “arrepiar os cabelos” (que perdemos, rs), pessoas que não têm a menor noção da ansiedade e sofrimento que eventualmente passamos.
    Parabéns, gosto muito de seus comentários!

    Reply

  27. Angela
    1 de abril de 2014 @ 12:21

    Texto perfeito! Você é muito inteligente!

    Reply

  28. suely abdalla
    1 de abril de 2014 @ 12:56

    Hoje foi primeiro dia que li seu blog…….lindo…..agradeço à Deus por pessoas como voce.Que Ele te abençoe e proteja .bjão
    Ah! Vou ler aos poucos para senti-lo bem……uma pilula por dia!

    Reply

  29. patricia faria
    16 de abril de 2014 @ 17:34

    você continua sendo meu grande exemplo !!!! obrigada
    faço das suas palavras as minhas….

    Reply

  30. eniandra
    16 de abril de 2014 @ 22:17

    Olá..acabei de ler seu post, e estou impressionada, vc simplesmente, descreveu tudo o que sinto, tudo o que tenho vontade de falar para pessoas que chegam até mim e dizem coisas como estas que vc já ouviu…Tenho 30 anos, descobrir um Ca de colo de utero, o ano passado, meu tratamento foi retirada total do utero, detalhe, ainda não tenho filhos, felizmente, não precisei fazer quimio, mas o trauma é o mesmo, sinto como se tivesse arrancado uma parte vital do meu corpo ( e não deixa de ser), e o que mais ouço é que não tenho o direito de chorar, questionar por que comigo, pois Deus já foi mto bom de m me deixando viver, e que filho, filho é uma ” coisa” que nos dias de hoje são apenas encrencas, mas o mais engraçado é que ouço isto de pessoas que já tem seus filhos.Até ouvir que se não posso mais gerar meus filhos, deve ser pq Deus sabia que não seria uma boa mãe (é brincadeira,né), já ouvi tb aconteceu isto comigo pq em outras vidas abortei vários bebês, tb me crucificam pq tenho medo toda vez que vou fazer os exames de controle, pq fico ansiosa, triste, chorosa, dizem que não posso ficar assim, pq senão vou atrair a doença de novo(quase fico doida com estes comentários).E lendo seu post, me deu um alivio enorme,pois ja cheguei a achar que sou a pessoa mais ingrata do mundo, ja que Deus me curou, mas mesmo assim fico triste e revoltada as vezes.Acabei de descobrir que sou normal…Obrigada de coração por relatar o que vc realmente sente pós doença…Fica com Deus…bjm

    Reply

    • Heloisa Orsolini
      17 de abril de 2014 @ 13:17

      Meninas, vocês sabem que alguns comentários respondo por e-mail.
      Mas queria agradecer a todas vocês pela força que me dão 😉
      Adoro quando os posts conseguem traduzir o que muita gente sente, sinal que minha missão está sendo cumprida!!!!
      Muito obrigada pelo carinho e pelos comentários.
      Bjs a todas!

      Reply

  31. Natalia Fernandes
    17 de abril de 2014 @ 13:00

    Vou imprimir esse post e colocar no pescoço.
    Sem mais.
    Obrigada Heloisa.

    Reply

  32. Carol
    21 de abril de 2014 @ 14:39

    Oi Heloísa.
    Acompanho seu blog desde quando descobrir minha doença. Em agosto de 2013, exatamente um mês antes de completar 20 anos.Tive um tumor entre a costelas e o pulmão. No inicio foi um choque, acho que não sofri tanto pela doença,mas por vê o sofrimento e o desespero dos meus pais e familiares. Agora estou fazendo a quimio preventiva, termino em outubro, já fiz 9 sessões, são 17, passei também por cirurgia, em dezembro.
    Adorei o seu post. Não sei como é a vida após ter vencido o câncer(mas vou saber !), pois ainda estou em tratamento, mas concordo com você em como é difícil ouvir certos comentários, não poder responder como deveria, afinal tudo que você fala é motivo para as pessoas falarem que você está se entregando, que não tem fé, em como é se olhar no espelho e não se reconhecer, em como é querer fazer as coisas que você fazia antes com a maior naturalidade e não conseguir…
    Concordo também na questão do cabelo. As pessoas( principalmente os familiares) sempre falam “cabelo é o de menos”, minha vontade é responder “raspa o seu então”. Essa não foi a pior parte pra mim, enfrentamos coisa muito pior, mas se pudesse passar por tudo com o cabelo ajudaria bastante.Uso lenços, peruca pra ir pra faculdade, turbante…Não me imagino de cabelo muito curto,embora não vejo a hora dele começar a crescer, então gostaria de saber de você: você acha que aplique é uma boa opção pra quando começar a crescer?
    Adoro seu blog e te admiro muito.Você é uma guerreira, e lutou de uma forma muita bacana e inspiradora pra conseguir o que almejava.
    Beijo

    Reply

    • Heloisa Orsolini
      22 de abril de 2014 @ 00:05

      Oi Carol!
      É uma opção, mas eu optei por não usar… Não sei se gostaria se tivesse usado, ficava imaginando aquela colina me incomodando e doendo… Aliás, dizem que tem que esperar o cabelo ter um certo comprimento para colocar o aplique e quando ele estava nesse comprimento eu já “suportava” ele do jeito que estava e até achava legal. Queria viver cada fase, sabe?
      Mas é uma opção sim!
      Bjsss

      Reply

  33. Suelen
    23 de abril de 2014 @ 19:32

    Concordo em gênero, número e grau… é tudo verdade. Também passei por um linfoma ano passo e ainda estou na fase que o cabelo volta a crescer, mas ainda não dá pra fazer nada com ele e seu blog me ajudou muito a passar pelo tratamento sempre mantendo a atitude positiva. Obrigada.

    Reply

  34. andrea
    13 de novembro de 2014 @ 22:59

    Nossa, vc conseguiu expressar exatanente o que eu estou sentindo. Estou terminando meu tratamento de linfoma, e todos esperando que eu esteja feliz da vida.

    Reply

    • Heloisa Orsolini
      29 de novembro de 2014 @ 20:08

      Oi Andrea! É assim mesmo mas… vamos aprendendo a lidar hehehe! Bjsss

      Reply

  35. Lucianna Zuccato Barão
    8 de fevereiro de 2015 @ 20:22

    Ser, HUMANO, é isso!
    Para vc um desabafo, e para quem não viveu a sua experiência, como eu, uma maneira de educar! Com o seu desabafo, estou certa de que vc ensinou, educou, e muito!
    Obrigada e que desabafos assim aconteçam sempre pelo mundo!
    Namaste

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIDERANÇA E LIDERANÇA AUTÊNTICA

Diversas correntes de Liderança foram estudadas ao longo dos dois últimos séculos. As características essenciais do líder passaram de “dons naturais” ou “traços de personalidade” para comportamentos que podem e devem ser aprendidos, desenvolvidos e treinados

Uma das últimas correntes que vem sendo desenvolvida (com a qual eu me identifico enormemente) é a Liderança Autêntica. 

O líder autêntico possibilita que seus liderados sejam também mais autênticos, o que reflete na qualidade do ambiente, na satisfação, felicidade e saúde das pessoas envolvidas. 

Os quatro componentes da liderança autêntica são:

  • Auto-consciência ou autoconhecimento
  • Processos autorregulatórios guiados por padrões morais internos
  • Habilidade de analisar as informações de forma objetiva e explorar opiniões de outras pessoas antes de tomar decisões
  • Transparência relacional

Ou seja, basicamente os componentes da própria autenticidade, voltados à liderança.

O líder autêntico tem propósito, paixão, conexão, valores, coerência, compaixão e auto-disciplina. Suas características são altamente relacionadas com as do Capital Psicológico Positivo.